terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dia 03

Hoje é o dia 03. Viajei de carro novamente, desta vez para Catunda. Percebi realmente como é o semi-árido. Já tinha visto a paisagem nas 6 horas de viagem a Crateús, mas hoje observei com mais calma. Árvores finas, secas e bem juntas umas das outras justificam com louvor as roupas e chapéus de couro dos cangaceiros de outrora. Me imaginei andando nesse mato sem estes aparatos e cheguei à conclusão de que seria impossível prosseguir 10 metros adentro.

Outra coisa que me chamou a atenção foram as verdadeiras capelas de beira de estrada construídas em homenagem às vítimas fatais. Algumas imensas, chegam a ter mais de dois metros de altura, com portão de ferro, com espaço para 3 pessoas lá dentro. Outras possuem cerquinhas em volta, como se fossem propriedades particulares (e não são?). E, mais impressionante, são dezenas e dezenas dessas construções azulejadas, em sua maioria na forma de uma mini capela, na beira das rodovias entre Fortaleza e a região de Crateús, das pequenas às imensas.

Chegando a Catunda, um município pequenininho, fui direto à Secretaria Estadual de Educação, onde também era esperado. O trabalho por lá foi rápido e sem maiores problemas, devido à organização local. Isso me permitiu sair logo de Catunda, não sem antes conhecer o prefeito recem-eleito do município (recém -eleito, reeleito, ou em fim de mandato? Preciso confirmar a informação), sempre ciceroneado pela representante da SEE-CE.

A viagem rumo a Ipueiras foi tranquila, mas o clima ficou mais quente ainda. Almocei num restaurante pequeno (culinária local, claro) e fui para a Secretaria de Educação do Município e de lá para o hotel em que estou hospedado. Dessa vez meu trabalho no hotel foi rápido e lá pelas 4 da tarde já havia terminado. Então saí para a cidade de mototaxi.

Andei pelo centro e, em 20 minutos, já havia rodado tudo... Apesar de pequena, a cidade é bastante agradável. Suas ruas centrais são de pedra que fazem lembrar cidades bem antigas. Há 3 praças centrais, sendo que uma delas tem uma igreja de tamanho médio mas muito bonita, com adornos em dourado. É uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Há também um portal sobre uma rua (lembra os arcos romanos), na cor azul claro, também em homenagem a Ela. Achei muito legal e original por estas paradas. No entanto, há algo muito aquém do original: um Cristo Redentor no alto de uma montanha, com uma escadaria e acesso.

Depois da óbvia sessão de fotos (não do Cristo), fui procurar uma loja de serviços de internet, aqui chamada de cybercafé, mesmo que não se sirva nem água de torneira... e cá estou escrevendo este post. No momento são 8 horas da noite. As ditas praças estão cheias e os alto-falantes dos postes da cidade estão tocando as músicas classificadas como axé e as ruas estão cheias. Vou dar mais uma voltinha para ver como estão as coisas... afinal, vou completar 3 horas de internet aqui.

Espero não demorar muito para escrever mais...




Um comentário:

Patricia disse...

Eita lele...como vc escreve viu!!! Ainda bem que vc descreveu tudo direitinho...imagina a minha curiosidade??!!Já sabe que quando voltar vou perguntar mil coisas!!! E como disse a Re em comentário anterior...tire fotos, muitas fotos, não tenha vergonha de ser 'turista'!! Aaahhh e vê se coloca algumas aqui no blog tb!!

Beijokas

Saudades

Paty