sábado, 18 de outubro de 2008

Dia 06

Ontem foi o dia 06. Foi um dia divertido, mas também razoavelmente trabalhoso na parte da manhã.

Acordei como de praxe às 6 da manhã. Só que, desta vez, não levantei. Como na minha programação estava escrito que o horário de expediente nas secretarias de Varjota começava às 8, decidi enrolar um pouco. Neste dia também não tomei café... simplesmente estava sem fome.

Quando o meu relógio marcou 8 em ponto resolvi ligar para a Secretaria de Educação só para fazer um teste. Tinha quase certeza que ninguém ia atender. Afinal, ontem teve festa na cidade (mais tarde soube que a festa foi para metade da cidade). Estava errado. Três pessoas falaram comigo naquela ligação. Isso me fez crer que o expediente começava mais cedo nas secretarias, como é comum no Poder Executivo de cidades menores. Dessa vez eu estava certo.

Chegando no prédio onde se concentram as secretarias de governo, fui encaminhado para a Secretaria de Transportes: uma sala apertada ao lado de uma pequena garagem coberta no pátio do prédio, com espaço para dois ônibus nesta parte e mais alguns veículos na parte descoberta e de terra. Conversei com as pessoas que lá estavam sobre o trabalho a ser feito e eles me disseram que tinham boa parte dos dados no computador de uma das mesinhas de madeira daquela sala. Então pensei: “vai ser rápido”. Quando soube que o computador não tinha porta USB e nem gravadora de CD, o drive de disquete estava sem funcionar e a impressora era daquelas antigas e lentas, tristemente refiz meus pensamentos: “vai demorar uma eternidade”.

Ainda bem que eu estava errado novamente. Na verdade, fique trabalhando até às 2 horas da tarde, com uma hora de almoço. Depois disso, fui conhecer a cidade e algumas localidades bem agradáveis às margens do rio Pereirão (na verdade rio Acaraú, segundo fontes oficiais), acompanhado do responsável pelo transporte escolar municipal. Até este momento estava tudo marcado para eu seguir a Coreaú às 5 horas da tarde.

O rio Pereirão, ao contrário do que diz o nome, é um rio estreito e pouco profundo. Tem a largura de uma rua de entrequadra, se tanto. Ele surge da parede do açude Araras, cuja rodovia CE 366 passa por cima. Esse trecho lembra a barragem do lago Paranoá e a rodovia que passa por ela, só que é várias vezes mais extenso. O rio possui trechos pedregosos, como o que visitei numa propriedade transformada pelo dono em mini-balneário, com um boteco e mesas de sinuca às margens. Aliás, há outros balneários seguindo pelo rio. Fui ainda visitar mais um, pouco adiante no rio, com características diferentes: ao invés de pedras, mais parecia um grande poço de água corrente, com infra-estrutura aproximada ao anterior.

Nesse lugar conheci algumas pessoas que trabalham na prefeitura local. Fiquei conversando e aprendendo muito sobre a política local. Me surpreendi ao notar o quanto a vida das pessoas é influenciada nessa época de eleições municipais. Já tinha notado anteriormente que cada casa possuía uma bandeira vermelha ou amarela, de acordo com a preferência política, mas só ouvindo as pessoas conversando é que dá para se ter uma idéia da importância desse momento na vida dessa cidade. Acordos, mandos, desmandos, renúncias e otras cositas más passaram pelos meus ouvidos até às 8 e meia da noite.

Já deu para perceber que os planos de ir a Coreaú neste dia não vingaram. Achei melhor ficar o fim de semana por aqui para, pelo menos, lavar minhas roupas e sossegar um pouco. Além do mais, o lugar em que estou suporta minha estada por uns dias...

Mais tarde fui jantar num lugar de comida muito boa e com a família do responsável pelo transporte escolar no município. Enfim, lugar agradável com pessoas agradáveis, parodiando minha amiga Cristiane. Cearense, diga-se.

Fui dormir com muito calor às 11 horas da noite.

3 comentários:

Patricia disse...

Lindo... seu blog tá parecendo um livro!! Uma leitura diária! Acho que eu devo ser a única leitora tb!! hehehehe.... mas continua assim explicando tudo nos "mínimos detalhes" pq eu tô adorando e isso ajuda a matar um pouco a minha saudade!! Parece até que vc tá conversando comigo!

Saudades

Beijokas

Anônimo disse...

HAHAHAHA
Tô adorando acompanhar esse blog!
Cada post é uma viagem de lembranças por esses interiores do meu Ceará, pelos quais já "passiei" bastante, diga-se.
Mas me deparar com uma citação a minha pessoa, foi d-e-m-a-i-s!!!
Muito AGRADÁVEL esse último texto!

Beijo Super Rei, boa viagem e boas histórias!

Anônimo disse...

Ah, o anônimo sou eu!
Postei errado! hehehe
Nada agradável esse deslize!