quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia 04

Acordei às 6 horas da manhã. Ainda não está difícil acordar cedo, mas logo ficará. Quando isso acontecer, estarei voltando a Brasília. Quando se cria uma rotina temporária, com o perdão da contradição de sentidos, o cansaço chega depois, mas chega pesado.
Mas voltemos um pouco. Na noite anterior, ao sair do cybercafé que não serve nem água, fui dar uma volta na cidade novamente... passei pelos mesmos lugares algumas vezes, mas as pessoas estavam mudando. Fiquei sentado num bar de esquina e pude observar por algumas horas a rotina noturna da cidade, bem movimentada por sinal, pelo menos nas duas ou três quadras ao redor das pracinhas. Há também escolas na região, fator decisivo para a presença de muitos adolescentes na rua. Há muitas motos na cidade, como de praxe em cidades do interior e, ao que parece, especialmente no Ceará. Estavam todas na rua ontem...

No dia seguinte, o Dia do Professor, fui até à Secretaria de Educação de Ipueiras para mais um dia de coleta de dados. Surpreendi-me com com a quantidade de dados (mais do que o esperado), mas no fim deu tudo certo.

.............................................................................

O calor é mais forte em Ipueiras, apesar de já ter sido alertado de que as coisas podem piorar nesse sentido, muito embora a cidade fique muito próximo da Serra da Ibiapaba. A paisagem ao redor é linda, com aquele muro cinza-esverdeado imponente passando ao largo da cidade. Dá a im pressão de ser tão alto quanto bonito!

Na estrada, já indo a Santa Quitéria após o almoço, deu para perceber a gravidade deste alerta. Chegando a Hidrolândia, eu e o motorista avistamos cones bloqueando totalmente a estrada. Chegando mais perto, percebemos que, ao invés de bloqueio policial, era um bloqueio de adolescentes. E eles simplesmente fizeram o carro parar na frente deles. Com o carro parado, aproximou-se uma menina. Ela, com simplicidade, educação e muita simpatia pediu dinheiro para poder comprar material para construir cenários de sua companhia de teatro, que deveria estar em peso no piquete. Ela poderia ter pedido dinheiro para comprar água para lavar o asfalto que seria atendida por mim e pelo motorista do mesmo jeito. É aquela história: com jeito se consegue tudo... e com jeito e sinceridade se consegue tudo mais rápido...

Até amanhã, se tudo der certo!

2 comentários:

Patricia disse...

Oie...

Hidrolândia...oooo nome lindo!!!

estrada bloqueada pore Adolescentes!!!! Aff

Tô adorando ler isso aqui...rs

bjka

Saudade!

beto disse...

Ai ai ai...
E eu lendo isso aqui... po muleque! muro estonteante "cinza-esverdeado"??? Isso é coisa de Palmeirense! a nação corintiana exige uma retratação!
__________________________________
Na boa... mulecada na rua parando o trânsito pra fazer teatro? Muito bacana a iniciativa de ir atrás de verbas para financiamento de atividades escolares que o Governo não fornece... eu até daria uma grana... mas só se me explicassem Os Lusíadas ou a tabuada ditada inteirinha... Quer viver? 1º) Português - 2º)Matemática 3º)Economia... E agora? o que será do futuro artístico do interior cearense?